Diana, eterna Lady Di!

Diana, eterna Lady Di!
No último 1° de julho, Diana Frances Spencer completaria 60 anos. Talvez  com essa formalidade na colação do nome, não conheça ou condiga com a pessoa que vamos falar.
Lady Di como era chamada por todos, que com sua doçura conquistou um legião de fãs e mesmo após quase 25 anos do trágico acidente de sua morte ainda é uma das maiores representatividade de beleza, voluntariado e ícone para moda e comportamento. 
A vida da Princesa de Gales sempre rodeada pela simplicidade, apego familiar e atenção aos mais necessitado, mesmo após o tão falado e “problemático" casamento com Carlos Filipe Artur Jorge, o Príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth II, hoje com 95 anos  e o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, falecido em 2021, sempre manteve sua essência, mesmo que muitas vezes a monarquia tenha tentado importo e moldar Diana as exigências da corte.

Mas hoje não falaremos sobre isso e sim as movimentações em torno do 60 anos da princesa, da estátua em homenagem a ela e a exposição com o vestido que ainda hoje é pauta de estudo.

Uma memorável forma de lembrar Diana, foi inaugurada essa semana, na quinta-feira (1º de julho) pelos seus filhos, Harry e William. Uma estátua em bronze exposta no jardim Sunken, no Palácio de Kensington, a peça foi elaborada por Ian Rank-Broadley com muitos simbolismos e significados. 

E a exposição Royal Style in the making, tendo Matthew Storey, curador da exibição tem a reunião dd várias peças que são do acervo da família real e nelas temos o vestido que Lady Di usou ao casar com Príncipe  Charles. A exposição vai até janeiro de 2022 e está instalada no Palácio de Kensington também.

E nossa dedicação hoje vai para o vestido de casamento, onde o mesmo foi realizado em 29 de julho de 1981, na Catedral de São Paulo, em Londres, Inglaterra, onde a peça usada pela noiva tornou-se uma das mais famosas do mundo e foi considerado um dos segredos mais bem guardados da história da moda. E Diana não quebrou certas regras da realeza e universo das noivas.

Possível que você já tenha ouvido falar sobre a tradição para um casamento de sorte na qual as noivas precisam usar “algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul”. Diana seguiu essas regras no dia da cerimônia, usando como algo antigo um pedaço de renda que pertenceu à rainha Mary, algo novo como seu vestido, algo emprestado como a tiara de sua família, Spencer e algo azul em seu visual, no interior de seu vestido tinha um laço azul.
O vestido de casamento de Lady Diana Spencer foi um vestido de tafetá de seda e renda antiga cor marfim, véu de tule de 140 metros, composto por um corpete, uma saia inteira, mangas bufantes e uma cauda de cerca de 7,5 metros, desenhado pelo casal de estilistas David e Elizabeth Emanuel.
O casal de estilistas havia desenhado também uma sombrinha caso chovesse e claro, com tecidos e identidade que combinasse com o vestido de Diana.
Os sapatos também tiveram uma atenção especial, levaram 6 meses para serem produzidos e, claro, eles foram maravilhosos,  com 132 pérolas e 542 lantejoulas.

O bouquet da Lady Diana, um modelo cascata, tinha aproximados 1 metro, assim como o vestido, mostravam os exageros dos anos 80, foi elaborado pela extinta Longmans Florist e a escolha das flores foi um presente da Worshipful Companhia dos Jardineiros., e os tipos escolhidos foram:  Gardênias, Stephanotis, Orquídea Odontolglossum, Mountbatten, frésia, Verônica, Hera, Murta, Trasdescantia, Lírio do Vale, Rosas Conde, está duas, as flores preferida de Diana.
E como referido, Lady já ditava tendências, prova disso,  além da icônicas peças e composições em suas vestimenta, tanto no dia a dia quanto eventos sociais, em se casamento já circulava por lá  o hoop bouquet se consolidou como o acessório alternativo ao tradicional buquê foi utilizado pela primeira vez pela realeza nas pequenas mãos de algumas das daminhas de honra. Cheios de aplicações de flores do campo nos tons amarelo, rosa e branco, os aros em metal tinham um aspecto de cesta.
Moderna, à frente de uma época, Diana foi exemplo, não apenas às mulheres, mas a várias nações, ultrapassou fronteiras e limites, principalmente de uma monarquia engessada  em que curva-se diante a rainha era o imposto. De personalidade forte, mesmo com seus medos e fraquezas deixou um legado único de maneira de ser e agir para as atuais gerações e as que estão  por vir, afinal Lady Di foi eternizada “A Princesa do povo!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vinda primavera

Quando o amor vence proibições